O MDM – Núcleo de Viseu, esteve este domingo em Carregal do Sal, com o projecto Manta de Retalhos.
Este projecto procura ir ao encontro das mulheres para delas ouvir os anseios, os medos e as angústias sentidas quotidianamente, visando também criar um espaço de reivindicação e tomada de consciência de direitos. Percorrendo o distrito de Viseu, Concelho a Concelho, permitirá obter um retrato real da vida das suas mulheres, um diagnóstico das necessidades de intervenção em prol da dignificação da sua existência.
Durante a iniciativa foram contactadas dezenas de mulheres que se envolveram na construção de uma manta, acolhidos contributos espontâneos que a pouco e pouco foram dando corpo e expressão à Manta.
Entre a surpresa e a curiosidade pela originalidade da iniciativa, ouvimos desabafos marcados pela desigualdade e pela descriminação, hoje agravadas por uma austeridade injusta e desumana. Ouvimos relatos de assédio moral no local de trabalho, de incompreensão face à exploração desumana em que decorrem os dias, das dificuldades económicas agravadas.
Quando acompanhadas, mais difícil se tornou a receptividade aos documentos distribuídos bem como a colaboração com o projecto. As que vinham apenas acompanhadas pelos filhos, como quem se sente acolhido, demoravam na leitura dos retalhos já escritos, na partilha deste sentimento de que são as mulheres quem melhor compreende os problemas das mulheres, nesta certeza de que organizadas poderão contribuir para a mudança que o país tanto precisa.
Depois do êxito alcançado o projecto ganhou um novo impulso. Brevemente o MDM divulgará o Concelho onde se vai realizar a próxima iniciativa do projecto.